quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Conversão do T-REX 700 para Gasser - Parte 3

Ao final da montagem observei alguns pontos importantes que estarei comentando neste Post:

  • A mangueira amarela é próprio para gasolina, não pode ser a de silicone, ela estufa e esfarela.
  • Quanto as borrachas do tanque foi usado a do kit.
  • Deve ser retirado todo combustível depois do voo para guardar o Heli. 
  • Pode ser usado óleo Singer no filtro de ar.
  • Quanto ao regulador, usei o da Hobbywing. O da Align vem com o Starter de vela que não é necessário para motor a gasolina.
  • É importante usar Gasolina pura sem mistura de álcool. Estou usando a Gasolina Podium lavada com água destilada mais óleo Motul 510 na proporção de 30:1. Para lavar a Gasolina veja o tópico:  http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=97815
  • A canopy, deve ser desgastada um pouco na lateral onde fica o escapamento original do motor Zenoah G270R. Observe nas fotos.

 Foto do filtro de ar que segurou bastante as impurezas


Acionamento do afogador, para acionar puxe e depois volte ao posição inicial



Foi utilizado um Y de limpador de para-brisa para abastecer o heli. É importante usar um filtro de gasolina na linha de alimentação do carburador.


Informação importante sobre o tanque de combustível:   
O tanque que vem no kit do 700 "amolesse" um pouco e sofre alterações com a gasolina. Dessa forma houve um estrangulamento "pininho plástico" do tanque o qual era usado para o respiro. Com isso, formou uma certa pressão interna (gases devido a gasolina ser muito volatil) quando enchia completamente o tanque com gasolina, pois com o estrangulamento do "pininho" de plástico nao era possível aliviar a pressao do tanque. Quando usava o heli com apenas meio tanque nao havia problema. 
O aumento da pressao usando o tanque cheio resultou uma perda na potência do motor, como se estivesse encharcado devido a pressão interna do tanque promover uma maior entrada de gasolina o carburador. Isso ocorria em cerca de 2 minutos de voo, fazia o motor perder potência e dar alguns cortes. Para resolver, abri o respiro do tanque e coloquei a mesma mangueira usada na alimentação. Simplesmente parou a perda de potência e posso usar o tanque cheio sem nenhuma alteração no motor.   


Aquecimento gerado do Motor:
A ventoinha do motor sopra para cima no cabeçote para refrigeração do mesmo, só que existe uma abertura e assim o ar quente atinge os servos do ciclico e a eletrônica.  


Solução adotada:
Como estou usando o escapamento original a solução que encontrei foi colocar uma "chapinha" bem fina de alumínio (usei a capa de um drive de cd-rom), recortando conforme figura abaixo. A marca do furo não esta no lugar exato, você tem que verificar na hora para furar e aproveitar o parafuso do próprio motor que segura a parte plastica.
Com a instalação da chapinha de alumínio, todo o fluxo de ar quente que subia, sai pela lateral, com isso caiu bem a temperatura da eletrônica.


Observações:
  • O procedimento adotado é para quem usa o motor Zenoah 230,260, 270 RC, cuja ventoinha é incorporada no motor.
  •  Se for adotado uma "pipa" juntamente com um "afastador/adaptador" a caloria em excesso não atingira a parte eletrônica. 

Chapinha instalada


Detalhe do Suporte



Conclusão:
No geral o heli vale a pena, porém existem alguns problemas com a adaptação do Kit da Helibug (aquecimento quando usado o escapamento original do motor Zenoah RC, embreagem não é ideal para a rotação, suporte da embreagem, eixo para dar a partida no motor juntamente com o rolamento que vira apenas para um lado nao aguenta muito a compressão do motor na partida e aquecimento da Eletrônica dentro da bolha devido a entrada de ar quente da parte de cima do motor RC.



Fonte: Este review foi transcrito de um tópico do Fórum do E-voo que foi publicado pelo Rodrigo Vosiacki Rossi e Josmar Rossi. Contamos com a colaboração deles neste Post que estamos apresentando no Heli-FOR. 
Rodrigo Vosiacki Rossi, E-voo
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